Dúvidas frequentes

Principais dúvidas:

Carros elétricos funcionam por meio de uma corrente elétrica, e não pela queima de combustível fóssil. Esse mecanismo depende de quatro componentes básicos:

bateria;
inversor;
motor de indução;
sistema de recuperação de energia.
A bateria, recarregável, armazena a energia elétrica que será utilizada para fazer o carro funcionar. O inversor, por sua vez, converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é levada até o motor de indução. A eletricidade, assim, aciona os mecanismos do motor que faz as rodas girarem e o carro se mover.

Sem a queima de combustíveis, o carro não emite ruídos incômodos nem gera poluentes. Além disso, o uso da eletricidade permite que a energia seja melhor aproveitada, uma vez que o mecanismo do motor sofre menos atrito em comparação com o motor a combustível. Assim, a aceleração do carro se torna mais leve e isso facilita a condução.

Nesse sentido, o sistema de recuperação de energia surge como uma vantagem adicional e econômica. Em um carro comum, a energia do carro ao ser freado é desperdiçada em forma de calor. Mas nos veículos elétricos essa energia retorna para a bateria como eletricidade.
Todo carro elétrico funciona por meio de eletricidade, mas alguns tipos podem incluir também o uso de combustíveis em algumas ações específicas do veículo.

Saiba quais são:

plug-in electric: carros 100% elétricos, que adquirem sua energia quando são carregados;
plug-in hybrid: carros híbridos, que funcionam tanto com eletricidade quanto com combustível — se a energia elétrica acabar, você pode trocar pela gasolina, por exemplo;
hybrid electric: carros predominantemente a combustível, mas que também funcionam com energia elétrica — contudo, ao contrário dos plug-in hybrid, não é possível carregá-los em uma fonte, a bateria é recarregada pelo sistema de recuperação de energia.
O carro elétrico, como o nome já diz, é movido apenas por eletricidade. Ele pode ter um ou mais motores, que dependem da energia armazenada em baterias, geralmente de íons de lítio, para funcionar. Já o híbrido combina um propulsor elétrico e outro a combustão.

Esse tipo de carro possui uma central eletrônica que gerencia qual dos motores traciona as rodas. Dependendo da condição de uso, o híbrido pode rodar apenas com eletricidade, para economizar combustível, apenas com o propulsor térmico, em prol do desempenho, ou com uma combinação de ambos.

Quando a carga da bateria está baixa em um veículo híbrido, o motor a combustão é ligado para funcionar como gerador, energizando novamente as baterias.
Não. Os carros elétricos são desenvolvidos para não oferecer risco aos seus usuários, da mesma forma que o projeto de um veículo a combustão atual é criado de modo a minimizar qualquer chance de incêndio.

A estrutura desses veículos é construída de forma que as baterias e os componentes elétricos fiquem isolados. Além disso, um dispositivo corta a corrente elétrica em caso de acidente ou pane.
Sim. A maioria dos elétricos é vendida com carregadores próprios, que podem ser instalados na rede doméstica. O aparelho “abastece” o veículo de maneira segura, conforme os parâmetros definidos pelo fabricante do veículo.

No caso das tomadas convencionais, que precisam ser de 220 volts e aterradas, a recarga é mais demorada, podendo levar entre oito e dez horas para completar a carga da bateria. Em carregadores rápidos, já é possível recuperar 80% da carga em aproximadamente meia hora.
Os elétricos são capazes de recuperar parte da carga das baterias por meio de um sistema que aproveita o “embalo” do carro nas desacelerações para gerar energia com o movimento das rodas, que acionam um gerador.

Resumidamente, podemos dizer que o motor deixa de consumir para gerar eletricidade quando o motorista tira o pé do acelerador, acionando o chamado freio regenerativo.
O mesmo que se deve fazer quando um carro a combustão fica sem gasolina: empurrá-lo para um local seguro e sinalizado com o triângulo de segurança. Para isso, é necessário destravar a transmissão (deixando-a em N ou Neutro) para liberar o movimento das rodas. O manual do proprietário orienta esse processo de acordo com cada modelo. Depois disso, o motorista deve chamar socorro para rebocar ou recarregar o veículo.
O consumo é mínimo, uma vez que a bateria de 12 volts que fornece energia aos equipamentos eletrônicos é alimentada pela bateria principal do veículo. Em carros elétricos mais modernos, a autonomia das baterias vem ficando cada vez mais próxima à autonomia de um veículo convencional a combustão.
Não. As baterias dos carros elétricos compõem diversos módulos, que se compensam quando um deles apresenta algum defeito ou ineficiência. Dessa forma, o sistema equilibra a carga para não prejudicar o funcionamento do veículo.

Pontos de Recarga IESA

IESA Nissan | Porto Alegre

Av. Sen. Tarso Dutra, 285 - Petrópolis
Tel: (51) 3025-3021


IESA Nissan | Porto Alegre

Av. Wenceslau Escobar, 1204 - Cristal
Tel: (51) 3025-3024


IESA BMW | Porto Alegre

Av. Sen. Tarso Dutra, 285 - Petrópolis
Tel: (51) 3025-3031


IESA BMW | Novo Hamburgo

Rua Ignácio Treis, 495 - Ideal
Tel: (51) 3025-3032


IESA BMW | Caxias do Sul

Av. Rubem Bento Alves, 7977 - Cinquentenário
Tel: (54) 3039-5205


IESA BMW | Passo Fundo

Av. Brasil Oeste, 3880 - Boqueirão
Tel: (54) 3045-6050


IESA Volvo | Porto Alegre

Av. Erico Veríssimo, 1600 - Azenha
Tel: (51) 3025-3051


IESA Volvo | Caxias do Sul

Av. Rubem Bento Alves, 7539 - Cinquentenário
Tel: (54) 3039-5215


IESA Renault | Porto Alegre

Av. da Azenha, 1757 - Azenha
Tel: (51) 3025-3012


IESA Fiat | Porto Alegre

Rua Edu Chaves, 280 - São João
Tel: (51) 3025-3071